[Vídeo] Entender a prospeção de combustíveis fosseis em Portugal

Saber mais em Bicicletada Anti-Fracking e Não Convencionais – No Mar

Recursos Custos Benefícios Petrolíferas?

Vídeo sobre a exploração de gás e petróleo em Portugal. Foi criado com partes de vídeos do youtube, É todo falado em português, com a preocupação de serem o mais acessível possível para a população das localidades rurais e costeiras onde existiram ou existem intenções de prospeção e exploração de gás ou petróleo.

PETROLÍFERAS? NEM AQUI, NEM EM LADO NENHUM!

00:00 – Declaração do primeiro ministro António Costa sobre prospeção e exploração de recursos petrolíferos.
01:23 – Excertos da reportagem da Sic Noticias “O shale gás em Portugal” de 2012
03:56 – Excertos da reportagem da Globo News (Brasil) “Cidades e Soluções – Exploração de gás de xisto”
13:05 – Excertos da entrevista da Economico TV “José Freitas, Director-Geral da Petrobras Portugal no Mercado Global”
18:50 – Excertos de entrevista a Nuno Ribeiro da Silva, Especialista em questões energéticas, numa reportagem do programa Falar Global O petróleo alternativo em Portugal
25:05 – Excertos de entrevista a António Costa Silva (Partex Oil and Gas; Fundação Gulbenkian), numa reportagem do programa Falar Global da Sic Noticias “O shale gás em Portugal”
30:20 – Excertos da apresentação de António Costa Silva na conferencia Crescimento Sustentável
41:35 – Primeiro ministro António Costa sobre petróleo no Algarve, excerto de “Petróleo no Algarve – Debate quinzenal com o Primeiro-Ministro”

Uma seleção de declarações de intervenientes nas concessões de prospeção de hidrocarboretos em Portugal, começa com a declaração política do primeiro ministro (António Costa), intervém António Costa Silva, um dos principais lobbistas das petrolíferas em Portugal, presidente da Partex Oil and Gas (Fundação Gulbenkian), Engenheiros, Geólogos e de um dos presidentes da Petrobrás .Uma parte de um programa no Brasil sobre o Gás de Xisto nos EUA, onde retirámos 3 exemplos do impacto dos poços de fracking na vida das famílias americanas…

Boa parte das declarações foram em 2012. O ano de 2012 parece ter sido um ano onde o lobbing petrolífero esteve em altas na TV….

Existem datas chave: em 2007, começaram os trabalhos petrolíferos a sério em Portugal e foi o ano do Energy Act dos EUA (entretanto revisto em 2013), com a Mohave Oil and Gas (norte americana na bolsa de valores do Canadá) a orientar os trabalhos desde 2003. Em 2012 o offshore foi a ser examinado “à lupa”…

Mas já nos anos 80, as reservas estavam a ser avaliadas, seguindo as informações retiradas nos anos 60… Que por si, vieram certificar as observações de petróleo e as amostras de sondagens nos anos 30.

As datas importantes para as petrolíferas no futuro serão 2020, 2030 e 2050. Se eles já planeiam estar mais 50 ou 100 anos a explorar. Até quando vais ignorar?

No video é confirmado o perigo do Fracking e do Deep offshore para o ambiente e para a saúde. Ficas a saber onde andam, o que encontraram, o que provocam, o que pretendem, que apoios procuram, e principalmente que o seu interesse é unicamente económico.

Daqui podes iniciar a tua própria investigação, criar o teu grupo, divulgar a tua ideia.

O video acompanhará a Bicicletada Anti-Fracking e Não Convencionais no Verão, e será divulgado onde for possível… Convidem-nos… ou passa tu mesmo num local à tua escolha.

Cria e Age! Não sejas passivo!