22 SET 2023 – Cicloficina Por e Para Mulheres

Os automóveis consomem muito do espaço nas cidades (70 a 80% do espaço público). Um único lugar de estacionamento ocupa em média 12 metros quadrados e é maior do que muitos quartos de criança! No entanto, estatisticamente, os carros ficam 23 horas por dia sem serem utilizados e, se são deslocados, necessitam de outro lugar de estacionamento no seu destino. Ainda que uma parte significativa do espaço público esteja reservada a lugares de estacionamento, gratuitos ou a preços irrisórios, estes nunca são suficientes. Diariamente, observamos carros estacionados no passeio, nas passadeiras, nas ciclovias, nas paragens de autocarro, entre outros. Mesmo assim é frequente que os automobilistas se queixem de passar horas à procura de um lugar de estacionamento. Continuar a atual política de aumento de oferta para satisfazer a procura não irá resolver os problemas de mobilidade, sobretudo se considerarmos as consequências nefastas do tráfego motorizado individual para a saúde humana e ambiental e a qualidade de vida dos cidadãos, como ainda vai contra a necessidade premente de tornar as cidades espaços vivos, (re)qualificados, que as pessoas possam usufruir. A substituição de carros a combustível por eléctricos também não contribui em nada para resolver este problema.

Por isso, no dia Mundial Sem Carros queremos questionar esta prática, mostrando como o espaço público destinado a carros parados poderia ser utilizado. Vamos converter dois lugares de estacionamento num espaço de convívio que ilustre como a cidade poderia ser, se os automóveis não fossem tão dominantes na paisagem urbana.

Assim, no dia 22.09.2023, a partir das 14:00, as vagas de estacionamento em frente à Cicloficina do Porto serão convertidas numa pequena praça para todos. A Cicloficina é uma oficina gratuita de aprendizagem colaborativa e assistência mecânica a ciclistas em autogestão, que opera nas instalações da Associação Cultural Macaréu. Fica na rua João das Regras, nr 151. Neste mesmo dia, teremos um evento para mulheres a partir das 17:00. Será uma oficina feita por e para mulheres que queiram aprender algo sobre mecânica de bicicletas ou reparar/afinar a sua própria bicla.